Megaleite 2019: Workshop do Gir Leiteiro debate avanços genéticos

O professor da UFMG, Fábio Toral, ministrou palestra sobre a evolução dos Testes de Progênie dos bovinos leiteiros no mundo.

Por Larissa Vieira
18/06/2019

Às vésperas da Megaleite 2019, os debates sobre melhoramento genético animal já começaram no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, onde a feira será realizada até o dia 22 de junho. O primeiro evento foi o Workshop do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro. O professor da UFMG, Fábio Toral, ministrou palestra sobre a evolução dos Testes de Progênie dos bovinos leiteiros no mundo. Segundo ele, a avaliação genômica é essencial para identificar os animais superiores o mais rápido possível. “A genômica tem reduzido o intervalo de gerações e aumentado a intensidade de seleção. A idade média dos pais dos touros testados caiu pela metade. Já o número de machos jovens genotipados é muito maior do que o número de touros jovens testados”, informa o professor da UFMG.

O uso da genômica deve ser intensificado e a genética selecionada por meio dela deve ser utilizada o mais rápido possível. “Não usar a genômica é como comprar um carro extremamente rápido e não acelerar. O criador tem de embarcar nessa ideia”, disse. Segundo o professor, não tem como pensar em programa de melhoramento sem dados de qualidade. “Genômica funciona só se tiver dados de qualidade. Sem isso, não tem como fazer o negócio acontecer. Por isso, tudo começa dentro da fazenda, com um controle leiteiro honesto”, reforça.

O Workshop ainda contou com palestra do diretor Técnico da ABCGil, João Cruz Reis Filho, que falou sobre a atual situação do PNMGL e sobre as mudanças sugeridas para o Teste de Progênie.
Sobre a Megaleite
A feira é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com o fomento do Governo de Minas, via CODEMGE e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais. O evento tem como Parceiro Premium o laticínio Embaré e como Parceiros Master as empresas Real H, Allflex, Rehagro, Zoetis, Tortuga DSM, MF Rural, Agener-União, Ourofino Saúde Animal, Agroceres Multimix, De Heus, UCBVET. Já os Canais Master são Canal Rural e Terraviva.

© 2019 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - www.girolando.com.br - Girolando © 2019