Inovações da Megaleite atraem produtores do Norte do Brasil

Por Larissa Vieira
14/06/2024
Inovações da Megaleite atraem produtores do Norte do Brasil

Em busca de novas tecnologias para melhoria da pecuária leiteira amazonense, criadores do estado do Amazonas visitaram a Megaleite 2024, em Belo Horizonte/MG. O grupo foi recebido pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, e pelo vice-presidente da entidade, Luiz Fernando Reis.  

Em uma ação que já ocorre há dez anos, a visita foi organizada pelo Sebrae/AM. De acordo com a diretora Técnica do Sebrae/AM Lamisse Cavalcanti, a proposta é aproximar os criadores das melhores práticas e tecnologias disponíveis na Megaleite. “Assim, eles poderão levar essas inovações para seus negócios e aumentar a produtividade e rentabilidade da atividade leiteira. Esse interesse dos criadores do Amazonas só faz gerar mais e mais negócios”, diz Lamisse. 

Entre os projetos voltados para os produtores de leite no estado, estão o programas de FIV, Sebraetec, genética, manejo. Todos recebem acompanhamento frequente dos gestores do Sebrae para mensuração dos resultados. “Estamos alcançando ótimos resultados. Já temos várias fazendas que se tornaram referência na produção de leite e de queijo graças a esse trabalho do Sebrae”, diz a diretora da entidade.

O representante estadual da Girolando no Amazonas Muni Lourenço Silva Júnior destaca que essa parceria com a associação de 10 anos vem impulsionando a pecuária leiteira local. “Hoje contamos com uma técnica de registro atendendo os criadores do estado, o que tem contribuído para aumentar o número de animais registrados e a qualidade dos rebanhos”, diz Muni.

Diana Guedes, vereadora e produtora de leite no município de Autazes, que integra a comitiva do Amazonas, a participação na Megaleite tem contribuído para o avanço da pecuária da sua região. “Desde 2017, acompanhamos a Megaleite e encontramos o que existe de mais moderno em inovação e tentamos levar isso para nossa realidade, sempre absorvendo o máximo de conhecimento possível”, diz Diana, que terá os primeiros animais Girolando nascidos em sua propriedade este ano, resultado de inseminação artificial.

Sobre a Megaleite
A Megaleite 2024 é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e terá em sua programação mostra de várias raças leiteiras, palestras, minicurso, lançamentos, julgamento de animais, torneio leiteiro, espaço kids, área gourmet, dentre outras atrações.

A feira tem o patrocínio da Codemge, Governo de Minas e Sicoob Central Crediminas. Apoio institucional do Sebrae/MG, Sistema Ocemg e CNA/FAEMG e a Rádio Itatiaia como Media Partner. O Parceiro Premium é a Alvoar Lácteos e os Parceiros Master são: Allflex, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET Saúde Animal, Agroceres Multimix, Zoetis, Alta, Genex Brasil, Boehringer Ingelheim, CRV Lagoa, Nutron e Semex. Canal Master: Terraviva; Apoio Master: Bebamaisleite.

© 2024 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - www.girolando.com.br - Girolando © 2024