Zoetis debate o uso do genoma da raça Girolando durante a Megaleite

Técnicos da Zoetis, Embrapa e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tratam do tema em palestra no estande da empresa

Por Larissa Vieira
07/06/2024
Zoetis debate o uso do genoma da raça Girolando durante a Megaleite

Na próxima quinta-feira, 13/06, os visitantes da Megaleite poderão participar de uma palestra que debaterá o uso do genoma no melhoramento genético da raça girolando, com Roney Zimpel, gerente técnico da Zoetis, Marcos Vinicius Barbosa, pesquisador da Embrapa e Edivaldo Ferreira Junior, coordenador técnico Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

“Estaremos juntos com a Girolando e a Embrapa, nossos parceiros, falando sobre a importância das avaliações genéticas no dia a dia das fazendas. Além da palestra em nosso estande, na terça-feira, dia 11, a Embrapa oferecerá um curso de melhoramento genético, aberto para produtores e técnicos, visando mostrar como utilizar as avaliações genéticas e também estaremos presentes”, comenta Juliano Melo, gerente de produto de genética da Zoetis.

Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a CRV Lagoa e a EMBRAPA, a Zoetis realizou, em 2023, estudo de validação de CLARIFIDE® Girolando, ferramenta desenvolvida especificamente para avaliação de gado da raça girolando com a finalidade de antever o mérito genético para produção de leite (P305), idade ao primeiro parto (IPP) e intervalo de partos (IDP). O estudo reuniu vacas provenientes de cinco rebanhos comerciais localizados nos estados de Goiás e Minas Gerais. Tanto as fazendas como os animais selecionados respeitaram critérios preestabelecidos que fossem representativos dos sistemas de produção e manejo no Brasil.

O CLARIFIDE® Girolando foi eficaz para predizer a produção de leite, a idade ao primeiro parto e o intervalo de parto em gado comercial jovem da raça Girolando no Brasil. As predições genômicas de CLARIFIDE® Girolando para P305, IPP e IDP foram significativamente associadas com o desempenho observado de animais comerciais que não contribuíram com fenótipos para a população de referência. 

Sobre a Zoetis 
Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio do avanço no cuidado com os animais. Depois de inovar maneiras de prever, prevenir, detectar e tratar doenças animais por mais de 70 anos, a Zoetis continua apoiando aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de veterinários e donos de animais a criadores de gado e pecuaristas. O portfólio líder e o portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias da empresa fazem a diferença em mais de 100 países. Uma empresa da Fortune 500, a Zoetis gerou uma receita de US$ 8,54 bilhões em 2023, com aproximadamente 13.800 funcionários. Para mais informações, clique aqui. 

Sobre a Megaleite
A Megaleite 2024 é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e terá em sua programação mostra de várias raças leiteiras, palestras, minicurso, lançamentos, julgamento de animais, torneio leiteiro, espaço kids, área gourmet, dentre outras atrações.

A feira tem o patrocínio da Codemge, Governo de Minas e Sicoob Central Crediminas. Apoio institucional do Sebrae/MG, Sistema Ocemg e CNA/FAEMG e a Rádio Itatiaia como Media Partner. O Parceiro Premium é a Alvoar Lácteos e os Parceiros Master são: Allflex, Tortuga, uma marca DSM, Agener União, UCBVET Saúde Animal, Agroceres Multimix, Zoetis, Alta, Genex Brasil, Boehringer Ingelheim, CRV Lagoa, Nutron e Semex. Canal Master: Terraviva; Apoio Master: Bebamaisleite.

Informações à imprensa | Little George
Jaqueline Frederes – jaqueline.frederes@littlegeorge.com.br
Adriana Ferreira – adriana.ferreira@littlegeorge.com.br

© 2024 Associação Brasileira de Criadores de Girolando

Rua Orlando Vieira do Nascimento, 74 - CEP 38040-280 - Vila São Cristovão - Uberaba-MG
Telefone: +55 (34) 3331-6000 - www.girolando.com.br - Girolando © 2024